O Projeto de oficinas
tem como proposição a inserção da arte em escolas de educação básica, empresas, ou demais instituições,
como vivência prática. A Tirana Cia de Teatro pretende oferecer diversas oficinas para educadores, estudantes e interessados em geral, nas áreas de teatro, música, artes visuais e
literatura.
Para informações sobre custos entre em contato conosco pelo e-mail: tiranaciadeteatro@gmail.com
Sobre as oficinas:
Teatro para educadores
Apresentação: Tendo em vista o potencial da arte como sensibilizadora, com seu poder lúdico, reflexivo e transformador, e sua relação com a escola ainda pouco compreendida, faz-se necessário que haja um trabalho de capacitação para educadores. A oficina visa proporcionar o contato dos educadores com a linguagem teatral, através de aulas práticas e teóricas. Trabalhar com técnicas teatrais, momentos de criação, autoconhecimento, interação e reflexão, a fim de que entendam a importância do teatro para o indivíduo e o coletivo, por conseguinte seu lugar no ambiente escolar, preparando-os para uma participação mais ativa e contribuindo com a prática pedagógica.
Conteúdo:
- Técnicas de iniciação teatral
- Técnicas de expressão corporal e vocal
- dinâmicas de grupos, canções, jogos, brincadeiras, repertório lúdico
- discussões e reflexões sobre o teatro e a escola
Público-alvo: professores, educadores, bibliotecários, interessados em geral.
Ministrante: Luciana Araújo
Aprendendo contar Histórias
Apresentação: Durante séculos a memória viva dos povos foi perpetuada pela ação de contar e ouvir histórias. Entretanto, com o avanço tecnológico a prática da narrativa foi sendo relegada, desaparecendo os momentos e espaços para a fantasia passada pela oralidade. Trabalhar a narração como forma de conhecimento e desenvolvimento da imaginação, da sensibilidade, do domínio crítico e criativo da linguagem oral. Utilizando técnicas de iniciação teatral, expressão vocal, técnicas de desinibição e memorização.
Objetivos:
- Desenvolver a oralidade.
- Desenvolver a expressão corporal e vocal.
- Analisar o conteúdo simbólico nas historias.
- Conscientização das características pessoais na arte de contar histórias.
- Divertir-se.
Público-alvo: professores, educadores, bibliotecários, brincantes, interessados em geral.
Ministrante: Luciana Araújo
Oficina de Iniciação ao Teatro
A oficina pretende ser uma introdução ao universo do jogo dramático e da construção teatral, para atores e não atores. Pretende-se, através de jogos de improvisação, mimese, pantomimas, triangulação, status, postura, foco, interesse, ação dentre outros trabalhar o potencial performativo de cada um. Mais do que revelar atores, trata-se de revelar-se neste processo: descobrir o corpo, soltar a voz, brincar com o espaço, suspender o tempo.
Ministrante: Anair Patrícia, Daniela Rosa e Juliene Lellis.
Teatro de Objetos
Nesse Teatro, o objeto é uma personagem. Assim como o objeto está presente em todas as esferas da vida contemporânea, nas artes plásticas está também presente nas cênicas, nos apresentando metáforas, signos... Causando riso, choro, estranheza... Tem sido quase sempre colocado no teatro de animação (bonecos, marionetes, etc) mas também é muito apropriado para a linguagem de cinema e vídeo. No teatro de objetos o ator não interpreta, brinca. Esta oficina propõe a todas as idades o prazer da brincadeira, da invenção. De ver seres inanimados se tornarem vivos, a partir da criação de cada um. Propõe a oportunidade de expressão através das metáforas.
Ministrante: Daniela Rosa
Cantigas e Brincadeiras
Atualmente, a tecnologia é o centro das atenções, neste contexto a criança tem optado por atividades individuais com exagero exacerbado de estímulos áudios-visuais em detrimento das atividades corporais integrativas. Muitas vezes a criança brinca individualmente, não se socializa. Diante deste quadro, tem-se a necessidade de proporcionar as crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa, e construtiva. Através da oficina “Cantigas e Brincadeiras” a criança é estimulada a atribuir sentido ao seu mundo, a resgatar o prazer de se brincar coletivamente, sendo instigada a adquirir conhecimentos que poderão ajudá-la a agir em sua vida auxiliando em sua formação cidadã.
Ministrante: Daniela Rosa
Stop Motion
Objetivo: Produzir animações utilizando a técnica de stop motion, com o tema abstração geométrica, trabalhando como suporte massinhas de modelar.
Objetivos específicos:
- Fomentar o desenvolvimento estético e simbólico utilizando novas mídias;
- Proporcionar atividade em grupo;
- Introduzir conceitos básicos de arte moderna e contemporânea;
Ministrante: Luciana Araújo
Onde?
ResponderExcluirQuando?
Olá Débora, ainda não temos previsão de datas, as oficinas são oferecidas para contratação por escolas ou empresas interessadas. Se precisar de mais informações entre em contato comigo pelo telefone: (31) 8715-1398 (Luciana)
ResponderExcluirObrigada.